Tênis brasileiros que ninguém esquece

Reviva os tênis brasileiros que marcaram gerações
E você? Já usou um destes? Conte-nos a sua história de amor por algum deles.

Kichute

Kichute
Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas. Com o slogan "Kichute, calce esta força" teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.

Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970. Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado.

O produto foi lançado em 15 de junho de 1970, aproveitando o advento da Copa do Mundo do México.

Foram lançadas bolas de futebol de salão e de campo com a marca Kichute.

Com a entrada de modelos importados de tênis, suas vendas despencaram, mas o Kichute nunca deixou de ser produzido principalmente devido ao revival dos anos de 1970 e 1980 na moda. Muitos estilistas famosos estão utilizando o Kichute em suas coleções.

Em São Paulo, na década de 1990, fazia parte dos uniformes dos garis da prefeitura.

Em Novembro de 2009 estreava nos cinemas o filme “Meninos de Kichute”, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Márcio Américo, e que foi inspirado neste calçado. O longa ganhou o "Prêmio Juri Popular" de Melhor Filme Brasileiro na 34° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em novembro de 2010, na sua única exibição pública.


Conga

Conga
Conga é uma marca de calçado pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.). Com um design simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.

A marca Conga foi lançada em 1959, sendo sucesso de vendas nas décadas de 1960 e 1970. A marça permaneceu entre as mais vendidas durante os anos de 1980, porém, no início dos anos de 1990 a Alpargatas descontinuou este modelo. A cor mais comum era o azul marinho ideal para usar com o uniforme escolar que naquela altura era de cor azul, mas também havia em outras cores com o modelo a ser chamado de Conga AllColor.

Em 2002 a marca foi relançada, agora com um produto fashion, voltado para o público feminino e posteriormente foi direcionado como um produto para o segmento infantil e jovem.

Bamba

Bamba
Bamba é uma marca de um tênis fabricado no Brasil desde o início da década de 1970 e pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.).

Lançada em 1961, foi sucesso de vendas na décadas de 1970 e descontinuada, sua produção, em 1992. Fabricado em lona e borracha, em sua primeira edição, era semelhante a uma conga e possui características do all star e kichute. Eram usados em geral para fazer exercícios físicos e para ir a escola. Devido seu baixo valor comercial, foram vendidas milhares de unidade ao longo do tempo no Brasil e em países da América do Sul até a década de 1990, quando os tênis importados tomaram parte do mercado.

As cores mais comuns eram o azul marinho, preto e o branco, nos formatos de monobloco e cano alto.

Na década de 2000 foram relançados no mercado brasileiro com as mesmas característica de 30 anos atrás, porém com novas cores e formatos seguindo as tendências retrôs da moda.

Chinesinho

Chinesinho
Este modelo de tênis da Forward fez sucesso no início dos anos 80.

M2000

M2000
Este tênis começou a fazer sucesso entre os jovens no início dos anos 90.
E para os apaixonados da marca...... ela resurgiu:
http://www.lojam2000.com/

Montreal

A marca foi criada em 1976 para os jogos de Montreal no Canadá, a empresa reside a 13 anos na cidade de Nova Serrana-MG. 
TENIS MONTREAL PORQUE VOCE E JOVEM!
Na época um grande apresentador já dedicava as tardes de domingo para fazer marketing pioneiro com o Domingo no Parque apresentado por Silvio Santos. O Tênis Montreal foi um dos pioneiros do país ao se dizer em tênis, cobiçado por muitos era um o verdadeiro sonho de consumo da geração da época. Hoje a empresa reside em Minas Gerais e já é uma marca consolidada no mercado prezando sempre pela excelência de seus produtos e pela qualidade oferecida ao cliente.

4 comentários:

  1. Nossa que linda matéria bela produzida eu me emicionei agora kkkl
    Me lembro perfeitamente dessa época sou nascido em 1980 É vivi tudo isso
    Meu sonho era ter um Kichute mas só por o ter um konga

    ResponderEliminar
  2. Quero muuuio esse modelo tamanho 34 ou 35... dependendo da forma.
    É possível comprar 1?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procure no ML: https://roupas.mercadolivre.com.br/tenis/kichute-original-raridade-n%C2%B028%2C29%2C34%2C35%2C36%2C37%2C38%2C39-e-40#

      Eliminar
  3. Muinto bonito e confortável, o que é bom agente nunca esquece se eu ainda encotrar no mercado vou adquirir uma de Novo

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...