Primeiros acidentes aéreos no Brasil

Esta é uma lista parcial dos primeiros acidentes aéreos envolvendo aeronaves comerciais no Brasil.

3 de dezembro de 1928
Dornier Do J, similar ao aparelho acidentado
Queda do Hidroavião Santos Dumont. Um Dornier Do J do Syndicato Condor cai nas águas da Baía de Guanabara. Esse acidente ocorreu durante as comemorações do retorno de Alberto Santos Dumont ao Brasil. Entre os mortos, estava o médico Amaury de Medeiros. Esse foi o primeiro acidente da aviação comercial do Brasil, 
embora a mesma não estivesse operando comercialmente naquele dia.

7 de novembro de 1930
Um hidroavião Junkers Junkers G 24, batizado como "Potyguar" da empresa aérea Syndicato Condor acidentou-se no mar, a 500 metros da costa, defronte ao bairro Icapara, no município de Iguape, São Paulo. A aeronave, de prefixo P-BAHA, transportava seis passageiros e três tripulantes. Das nove pessoas abordo, somente houve uma vítima fatal, o coronel Attila Gastão José de Campos Salvaterra.

25 de setembro de 1932
Sikorsky S-38 da Panair do Brasil similar ao avião acidentado.
Três homens partidários da Revolução Constitucionalista de 1932 roubam o Sikorsky S-38 P-BDAD Pernambuco estacionado nas oficinas da Panair do Brasil na Ilha dos Ferreiros, no Rio de Janeiro. Levando consigo o vigia da aeronave, tentam alcançar São Paulo mas caem nas proximidades de São João do Meriti, Rio de Janeiro. Não houve sobreviventes.
Esse seria o primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira.

15 de agosto de 1938
O Junkers Ju 52 Anhangá (prefixo PP-CAT) do Syndicato Condor cai na Baia de Guanabara matando todos os 9 ocupantes a bordo.

13 de janeiro de 1939
 O Junkers Ju 52 Marimbá (PP-CAY) da Syndicato Condor
Colisão do Junkers Ju 52 Marimbá (prefixo PP-CAY) do Syndicato Condor com a Serra do Sambê em Rio Bonito. O avião, que fazia o percurso final do voo Recife - Rio, com escala em Vitória. O acidente matou todos os 9 ocupantes a bordo (5 passageiros e 4 tripulantes). Entre os mortos, o comandante Severiano Primo da Fonseca Lins , primeiro piloto brasileiro de aviação comercial.

13 de agosto de 1939
Aeronave similar ao avião acidentado.
Queda do Hidroavião Baby Clipper NC 16933. Um hidroavião Sikorsky S-43 da Pan American Airways, prefixo NC16933, cai na Baía de Guanabara próximo da Ilhas das Cobras, Rio de Janeiro após iniciar procedimento de pouso. Das 16 pessoas a bordo, somente 2 sobreviveram.
Esse seria o primeiro acidente de uma aeronave da Pan Am no Brasil.

8 de novembro de 1940
Desastre aéreo da Enseada de Botafogo. Colisão aérea entre um Junkers Ju 52 da Vasp (PP-SPF) que acabara de decolar do aeroporto Santos Dumont e um De Havilland Dragon Rapide argentino que iria pousar no Fluminense Yacht Club (hoje Iate Clube do Rio).
Sem sobreviventes.

27 de agosto de 1943
Aeronave Junkers Ju 52 em foto dos anos 1930, similar ao avião acidentado.
Um Junkers Ju 52 da Vasp, (prefixo PP-SPD, batizado Cidade de São Paulo) bateu antes da pista do aeroporto Santos Dumont. Das 18 pessoas a bordo, faleceram 15, entre elas o jornalista Cásper Líbero, o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima e o arcebispo de São Paulo D. José Gaspar d'Afonseca e Silva.

23 de dezembro de 1946
Avro 685 York da Air Charter, similar ao avião destruído.
Queda do Avro York LV-XIG. Queda do Avro York da Flota Aérea Mercante Argentina. A aeronave prefixo LV-XIG caiu nas proximidades da Floresta da Tijuca matando 20 dos seus 21 ocupantes.

Veja lista completa em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_acidentes_a%C3%A9reos#1919

Sem comentários:

Enviar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...