Territórios disputados pelo Brasil

Divergências territoriais reinvindicadas pelo Brasil:

Ilha de Guajará-mirim

A Ilha de Guajará-mirim, conhecida na Bolívia como Isla Suárez, é uma ilha localizada no rio Mamoré, na Amazônia. Asoberania da ilha é objeto de contenda passiva entre os governos do Brasil e da Bolívia, que a administra de facto. A ilha é parte do departamento boliviano de El Beni(Na verdade, a ilha está mais próximo da Bolívia para o Brasil); segundo o governo brasileiro, ela pertence ao município de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia.
A ilha tem uma área de 2,58 km², com um comprimento de 3,3 km de comprimento por 1,1 km de largura e um perímetro de 7,9 km. Há também duas minúsculas ilhotas situadas na parte oriental, com uma área de 5,3 e 6,4 m² cada uma, com a maior localizada a sul.

Ilha Brasileira
A Ilha Brasileira é uma pequena ilha fluvial localizada na foz do rio Quaraí, entre os municípios de Barra do Quaraí, noBrasil, Monte Caseros, na Argentina, e Bella Unión, no Uruguai. A ilha tem, aproximadamente, 2 quilômetros de extensão por 0,5 quilômetro de largura.
Administrativamente, a ilha pertence ao município brasileiro de Barra do Quaraí (Rio Grande do Sul). É reclamada há mais de um século pelo Uruguai. Porém, nenhum dos países mostrou interesse ativamente pela ilha, não mandando tropas lá, por exemplo. Como a outra disputa territorial entre Brasil e Uruguai na região de Masoller, essa disputa não atrapalhou negociações econômica e diplomática entre os dois países.

Rio Quaraí

O rio Quaraí (em espanhol: río Cuareim) é um curso de água que marca o limite da parte norte do Uruguai junto dafronteira Brasil-Uruguai. Ao início de seu curso corre com direção noroeste, para logo dirigir-se para oeste, desembocando finalmente no rio Uruguai. Seu comprimento é de 351 km.

Existe há décadas um litígio fronteiriço entre os dois países em relação à soberania sobre o rio Quaraí. Todavia, tal não é encarado nem por Brasil nem por Uruguai como fator de distúrbio na relação entre ambos.

Rincão de Artigas

O Rincão de Artigas (em espanhol Rincón de Artigas) é um territorio de 237 km quadrados localizado ao norte do Uruguai e ao sul do Brasil, dentro do Município de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul.

A República Oriental do Uruguai considera que por um erro na demarcação do limite entre ambos os países em 1856 esse território passou a integrar território brasileiro em 1861, sendo que desde 1934 o governo uruguaio solicita ao Brasil a revisão da demarcação fronteiriça neste ponto. Desde 1974 os mapas uruguaios indicam este território como "limite contestado" e consideram que pertence ao Departamento de Artigas.

Mediante notas de protesto ante o Governo brasileiro, o Uruguai exige que seja revisada a posição para o "arroyo de la Invernada", que foi considerado limítrofe pelo tratado de 1851. O Brasil considera que o território lhe pertence legalmente e desconhece as reclamações uruguaias, considerando que não existe nenhum litígio pendente entre ambos, não aceitando realizar conversações a respeito.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...