Pontes pênseis do Brasil

O Brasil possui apenas algumas pontes pênceis, umas ficaram para a história, já outras andam a serem recuperadas bem ao jeitinho político brasileiro, e algumas que ainda restam
são assustadoras.

Ponte pênsil ou ponte suspensa é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão.

Ponte Affonso Penna

Ponte Pênsil Affonso Penna é uma ponte localizada na divisa dos estados brasileiros de Goiás com Minas Gerais. Liga as cidades de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), sobre o rio Paranaíba.
É a ponte pênsil mais antiga do Brasil e o principal símbolo da cidade de Itumbiara.
Comprimento total: 158 metros
Data de abertura: 15 de novembro de 1909
Data de encerramento: 1972
Reaberta sobre limitações de peso, volume e altura.

Ponte Alves Lima

A Ponte Alves Lima é do tipo pênsil e esta localizada entre as cidades de Ribeirão Claro, no estado do Paraná e Chavantes, em território paulista, cruzando o extenso Rio Paranapanema.
Esta ponte é uma raridade arquitetônica e o seu projeto é similar a famosa ponte pênsil brasileira da cidade de Florianópolis - SC: a Hercílio Luz.
O nome é uma homenagem ao seu idealizador, o fazendeiro Manoel Antônio Alves Lima.
É a única ponte pênsil do Brasil com o piso e as laterais revestidos em madeira.
Comprimento total: 164 m

Ponte Pênsil Benjamin Constant

A ponte Benjamin Constant, também conhecida como ponte Metálica, é uma ponte centenária, localizada na Avenida 7 de Setembro, sobre o igarapé do Mestre Chico, no bairro da Cachoeirinha em Manaus.
A ponte metálica Benjamin Constant é um dos marcos históricos da cidade de Manaus, fazendo a ligação do centro da cidade com o bairro da Cachoeirinha.
A ponte Benjamin Constant é conhecida por outros nomes como "Terceira Ponte", "Ponte Metálica", "Ponte da Cachoeirinha", mas oficialmente a nomenclatura é "Benjamin Constant".
De acordo levantamento histórico realizado pelo governo e pela Secretaria de Comunicação (1987), a primeira ponte do bairro teria sido construída em madeira e chamada pelos populares de ponte "Itacoatiara".
Início da construção: 1892
Data de abertura: 1895

Ponte Hercílio Luz

A ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil.
Comprimento total: 821 m
Início da construção: 14 de novembro de 1922
Data de abertura: 13 de maio de 1926
Data de encerramento: 1ª vez: 1982
                                      2ª vez: 13 de abril de 1991

Ponte Pênsil Afonso Pena
Ponte Rio Sapucaí
A Ponte Pênsil Afonso Pena, também conhecida como “Ponte Metálica”, é uma ponte pênsil construída sobre o Rio Sapucaí, que liga a cidade de São Gonçalo do Sapucaí a Turvolândia bem como outros municípios além do rio.
De fabricação alemã, tal ponte possui uma peculiar mas lendária história, que reza que tal ponte veio a ser instalada na cidade por engano, sendo destinada à cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Tal história não passa de lenda visto que todo o material demorou meses até ser totalmente transportado à cidade, por meio de barcos a vapor e carros de boi, e mais tantos meses, ou até anos, até sua montagem.
Comprimento total: 132 m
Início da construção: 1905 ?
Término da construção: 11 de janeiro de 1911
Data de abertura: 27 de maio de 1911

Ponte Pênsil de São Vicente

A Ponte Pênsil de São Vicente é uma ponte pênsil que liga a ilha ao continente, situada no município Paulista de São Vicente.
Para comemorar o aniversário de 100 anos, a ponte começou a ser restaurada em 2013. Não há data prevista para reabertura.
Comprimento total: 180 m
Início da construção: 1912
Data de abertura: 24 de maio de 1914

Destruídas:

Ponte da Caxangá
A História...
Pelo projeto, foi construída uma ponte pênsil (a primeira desse tipo a ser construída no Brasil) sobre o Rio Capibaribe, na cidade do Recife, capital de Pernambuco, próximo a antiga estrada de Paudalho.
A obra, iniciada logo depois de pronto o projeto (1842), foi concluída em 1845, após vários problemas com os operários, com a qualidade de material a ser empregado e a falta de verbas.

Em 1869 a ponte suspensa de Caxangá foi arrasada e destruída em uma enchente do rio Capibaribe, no seu lugar foi construída, em 1871 uma nova ponte, toda de ferro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Pontes_p%C3%AAnseis_do_Brasil

3 comentários:

  1. gostaria de saber de quem é essa foto da Ponte Pênsil Alves de Lima e se podemos usá-la. Essa ponte é o nosso "xodó". Agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Por agora não sei dizer ao certo de quem é a sua propriedade, porém muitas das fotos que posto vem da atribuição de https://creativecommons.org/ de https://wikipedia.org com uso liberado para este tipo de conteúdo informativo. Obrigado.

      Eliminar
  2. Olá, tudo bem? Por agora não sei dizer ao certo de quem é a sua propriedade, porém muitas das fotos que posto vem da atribuição de https://creativecommons.org/ de https://wikipedia.org com uso liberado para este tipo de conteúdo informativo. Obrigado.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...