Esta é uma lista parcial dos primeiros acidentes aéreos envolvendo aeronaves comerciais no Brasil.
3 de dezembro de 1928
3 de dezembro de 1928

Dornier Do J, similar ao aparelho acidentado
Queda do Hidroavião Santos Dumont. Um Dornier Do J do Syndicato Condor cai nas águas da Baía de Guanabara. Esse acidente ocorreu durante as comemorações do retorno de Alberto Santos Dumont ao Brasil. Entre os mortos, estava o médico Amaury de Medeiros. Esse foi o primeiro acidente da aviação comercial do Brasil, embora a mesma não estivesse operando comercialmente naquele dia.
7 de novembro de 1930
Um hidroavião Junkers Junkers G 24, batizado como "Potyguar" da empresa aérea Syndicato Condor acidentou-se no mar, a 500 metros da costa, defronte ao bairro Icapara, no município de Iguape, São Paulo. A aeronave, de prefixo P-BAHA, transportava seis passageiros e três tripulantes. Das nove pessoas abordo, somente houve uma vítima fatal, o coronel Attila Gastão José de Campos Salvaterra.
25 de setembro de 1932
Queda do Hidroavião Santos Dumont. Um Dornier Do J do Syndicato Condor cai nas águas da Baía de Guanabara. Esse acidente ocorreu durante as comemorações do retorno de Alberto Santos Dumont ao Brasil. Entre os mortos, estava o médico Amaury de Medeiros. Esse foi o primeiro acidente da aviação comercial do Brasil, embora a mesma não estivesse operando comercialmente naquele dia.
7 de novembro de 1930
Um hidroavião Junkers Junkers G 24, batizado como "Potyguar" da empresa aérea Syndicato Condor acidentou-se no mar, a 500 metros da costa, defronte ao bairro Icapara, no município de Iguape, São Paulo. A aeronave, de prefixo P-BAHA, transportava seis passageiros e três tripulantes. Das nove pessoas abordo, somente houve uma vítima fatal, o coronel Attila Gastão José de Campos Salvaterra.
25 de setembro de 1932
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Sikorsky S-38 da Panair do Brasil similar ao avião acidentado.
Três homens partidários da Revolução Constitucionalista de 1932 roubam o Sikorsky S-38 P-BDAD Pernambuco estacionado nas oficinas da Panair do Brasil na Ilha dos Ferreiros, no Rio de Janeiro. Levando consigo o vigia da aeronave, tentam alcançar São Paulo mas caem nas proximidades de São João do Meriti, Rio de Janeiro. Não houve sobreviventes.
Esse seria o primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira.
15 de agosto de 1938
O Junkers Ju 52 Anhangá (prefixo PP-CAT) do Syndicato Condor cai na Baia de Guanabara matando todos os 9 ocupantes a bordo.
13 de janeiro de 1939
Esse seria o primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira.
15 de agosto de 1938
O Junkers Ju 52 Anhangá (prefixo PP-CAT) do Syndicato Condor cai na Baia de Guanabara matando todos os 9 ocupantes a bordo.
13 de janeiro de 1939
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O Junkers Ju 52 Marimbá (PP-CAY) da Syndicato Condor
Colisão do Junkers Ju 52 Marimbá (prefixo PP-CAY) do Syndicato Condor com a Serra do Sambê em Rio Bonito. O avião, que fazia o percurso final do voo Recife - Rio, com escala em Vitória. O acidente matou todos os 9 ocupantes a bordo (5 passageiros e 4 tripulantes). Entre os mortos, o comandante Severiano Primo da Fonseca Lins , primeiro piloto brasileiro de aviação comercial.
13 de agosto de 1939
13 de agosto de 1939
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Aeronave similar ao avião acidentado.
Queda do Hidroavião Baby Clipper NC 16933. Um hidroavião Sikorsky S-43 da Pan American Airways, prefixo NC16933, cai na Baía de Guanabara próximo da Ilhas das Cobras, Rio de Janeiro após iniciar procedimento de pouso. Das 16 pessoas a bordo, somente 2 sobreviveram.
Esse seria o primeiro acidente de uma aeronave da Pan Am no Brasil.
8 de novembro de 1940
Desastre aéreo da Enseada de Botafogo. Colisão aérea entre um Junkers Ju 52 da Vasp (PP-SPF) que acabara de decolar do aeroporto Santos Dumont e um De Havilland Dragon Rapide argentino que iria pousar no Fluminense Yacht Club (hoje Iate Clube do Rio).
Queda do Hidroavião Baby Clipper NC 16933. Um hidroavião Sikorsky S-43 da Pan American Airways, prefixo NC16933, cai na Baía de Guanabara próximo da Ilhas das Cobras, Rio de Janeiro após iniciar procedimento de pouso. Das 16 pessoas a bordo, somente 2 sobreviveram.
Esse seria o primeiro acidente de uma aeronave da Pan Am no Brasil.
8 de novembro de 1940
Desastre aéreo da Enseada de Botafogo. Colisão aérea entre um Junkers Ju 52 da Vasp (PP-SPF) que acabara de decolar do aeroporto Santos Dumont e um De Havilland Dragon Rapide argentino que iria pousar no Fluminense Yacht Club (hoje Iate Clube do Rio).
Sem sobreviventes.
27 de agosto de 1943
27 de agosto de 1943
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Aeronave Junkers Ju 52 em foto dos anos 1930, similar ao avião acidentado.
Um Junkers Ju 52 da Vasp, (prefixo PP-SPD, batizado Cidade de São Paulo) bateu antes da pista do aeroporto Santos Dumont. Das 18 pessoas a bordo, faleceram 15, entre elas o jornalista Cásper Líbero, o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima e o arcebispo de São Paulo D. José Gaspar d'Afonseca e Silva.
23 de dezembro de 1946
Um Junkers Ju 52 da Vasp, (prefixo PP-SPD, batizado Cidade de São Paulo) bateu antes da pista do aeroporto Santos Dumont. Das 18 pessoas a bordo, faleceram 15, entre elas o jornalista Cásper Líbero, o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima e o arcebispo de São Paulo D. José Gaspar d'Afonseca e Silva.
23 de dezembro de 1946
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Avro 685 York da Air Charter, similar ao avião destruído.
Queda do Avro York LV-XIG. Queda do Avro York da Flota Aérea Mercante Argentina. A aeronave prefixo LV-XIG caiu nas proximidades da Floresta da Tijuca matando 20 dos seus 21 ocupantes.
Veja lista completa em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_acidentes_a%C3%A9reos#1919
Queda do Avro York LV-XIG. Queda do Avro York da Flota Aérea Mercante Argentina. A aeronave prefixo LV-XIG caiu nas proximidades da Floresta da Tijuca matando 20 dos seus 21 ocupantes.
Veja lista completa em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_acidentes_a%C3%A9reos#1919
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